Páginas

Não tenha medo de seu medo

Com o passar dos anos, é possível notar algo muito importante, que seria ótimo se todos notassem quando este aparece: o medo (quase) sempre é de algo que deve ser feito.
Na verdade, o medo vem de algo que, normalmente, queremos fazer. Afinal, não faz sentido ter medo de algo que não se quer fazer. Mas não se faz por medo do fracasso, sem sequer notar que já fracassou assim que decidiu não fazer.

É preciso entender que o fracasso é normal e humano, ninguém nasce sabendo dançar, pular de paraquedas ou fazer contas complexas de matemática. A perfeição vem das tentativas e dos estudos, sejam lá quais eles forem.
Parece cômico quando você se pega lendo esse tipo de coisa, podendo até pensar "Nossa, nunca vi tanta besteira escrita num lugar só!", e está tudo bem pensar dessa forma. Então, este medroso autor entra em ação e ousa perguntar: será que não é verdade? São inúmeros medos o tanto quanto ridículos, que passam assim que se vê que não é nada de mais. Consegue entender?


Não tenha medo de seus medos, os enfrente! E o primeiro passo é levar isto a sério, mas numa leveza de como se fosse nada de mais. Estabeleça metas, a partir daí pode-se criar objetivos.
Se tem medo de dançar, provavelmente, é porque tem muita vontade porém não sabe como fazê-lo. Calma, hoje em dia pode pesquisar no YouTube aulas de dança de qualquer estilo, e ter em milésimos um arsenal de aulas de diferentes professores. Aí quando sentir-se maravilhosamente ótimo(a) dançando, vá para uma festa e finja que está na sala de casa: divirta-se! Ou se preferir, agora que se habituou mais, vá para uma escola de dança. Quem sabe o destino é dançar profissionalmente?
Se é horrível em línguas e desiste de estudar toda vez que vê palavras que não sejam da sua língua materna, saiba que há inúmeros sites e aulas gratuitas, dicas das mais criativas e facilitadoras, está na hora de tentar. É possível até criar a própria maneira de aprender. Se esforce.
E isso serve para qualquer medo de executar algo que parece complicado. Somos capazes de inventar qualquer coisa.

O corpo humano, sobretudo o cérebro, tem capacidades extraordinárias. O ser humano é capaz de entender, aprender e executar coisas que nenhum computador ainda tem capacidade para tal. E isso independe de ser livre de doenças mentais e/ou físicas ou não.
Toda vez que se pensa em medo e na falta de capacidade, a partir do mesmo, é óbvio que nunca conseguirá. Porque, olha só como somos incríveis, até a negatividade conseguimos trazer para nosso cotidiano. Vitórias vêm a longo prazo, mas elas só partem do princípio de que elas serão, sim, conquistadas. Ou acha que guerras foram vencidas e curas foram encontradas pelo princípio do não vou vencer, não vou ganhar, não vou encontrar a solução?

Se há uma certeza nessa vida, é que o medo não leva a nada, além de fadar ao fracasso que, ao invés de ter a possibilidade de ser certo, acaba por ser inteiramente certo.

Um comentário:

  1. Como diria Shakespeare, "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar."
    São belas palavras, mas o medo não é algo tão fácil de ser vencido, principalmente quando envolve mais de uma pessoa. Mesmo assim, obrigada pelo seu texto e parabéns, Thai!

    ResponderExcluir