Páginas

Sobre ter filhos

Família (via: google)

Num dos meus momentos de maior reflexão e distração, que é chamado de banho, fiquei pensando sobre ser pai e as dificuldades, dádivas e virtudes que vem com esse estado do ser, logo após constatar que minha filha havia acabado de entrar no reino dos sonhos.

Bem, em meio a essa reflexão, concluí rapidamente que não é questão de ser pai ou mãe, e sim ter filhos. Independentemente de ser de sangue, adotivo, etc.
Pois ter filho vai além de conceber biologicamente, pelo meio comum (não normal, e sim comum). Você concebe o filho na mente e no coração, não importa como e quando. Muitos tios, tias, padrinhos, primos e avós cuidam de seus entes como assim fosse filho; como um tio cuida com amor e carinho de seu sobrinho que perdeu os pais. No final das contas, o sobrinho ganhou um novo pai, certo? Mesmo que o mundo diga que ele é apenas tio.
Não entro aqui no mérito de dizer sobre madrasta ou padrasto, pois acho estes termos extremamente frios quando se trata de cuidar de alguém.

Filhos podem vir das formas mais inusitadas que existem, por isso peço calma àqueles que querem ser pais e mães biológicos, achando que esta é a única forma de ser um verdadeiro pai, verdadeira mãe, e, o que muitos dizem, verdadeiro filho.
Oras, verdadeiro filho é aquele que você ama e cuida como tal, isso independe de sangue. Muitas pessoas adotadas, inclusive, vivem bem felizes com seus pais que lhe conceberam na mente e no coração. Então, se acalme! Filhos vem, pode ter certeza disso, porque independe de qualquer coisa, consegue entender?

No final das contas o que importa é o grau do amor (não que amor deva ser medido, certo? Não deve jamais!) e o grau de importância que aquele ser tem para você.
Como eu, o pai que sou, olho para minha filha e vejo que em primeiro lugar ela já estava nos meus pensamentos, e que eu já a amava mesmo antes dela sequer existir. Para mim e para qualquer pai que se preze, de onde o filho vem não importa: o que importa é aceitar como filho e amá-lo dessa forma.

Por fim, posso concluir que essa pequena crônica vai servir bem mais a quem já tem filhos.
Afinal, só pais e mães se entendem, independente da moralidade e das crenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário